Home Palestras Oradores Inscrição  

Palestras

Sol

Fama e Poder: a dinâmica do Sol no mapa natal
Por Eunice Mateus dos Santos e Manuela Xavier

 

Fama, sucesso, poder e visibilidade são alguns dos principais atributos do Sol em Astrologia. Mas como operam estes atributos no mapa natal? É possível determinar o potencial de fama e poder de um indivíduo?
Utilizando mapas natais de figuras públicas e históricas vamos estudar a origem da sua fama, demonstrando assim o poder do Sol. Uma perspectiva diferente sobre o Sol, um dos factores mais mal entendidos em Astrologia.

Sol

A medicina e o impulso de agir 
Por Maria da Luz Martins e Manuela Vicente

 

Sob a influência de Marte, os médicos estão imbuídos daquela força primitiva, iniciadora que os impulsiona à acção, à pesquisa e descoberta de novas soluções práticas na abordagem das diferentes moléstias que afligem a humanidade, prestando serviço aos outros.
Nesta apresentação vamos observar Marte, como significador universal de vocação associado à medicina, inspirando tanto o mais desinteressado e elevado gesto de protecção como a mais acutilante manifestação de força e ousadia.

Sol

Júpiter e a religiosidade - uma abordagem estatística
Por João Ventura

 

Actualmente, por motivos diversos, a ciência e a astrologia são duas áreas de conhecimento aparentemente incompatíveis. No entanto, afirmações como "os militares e os desportistas tendem a ter Marte forte", ou "os artistas tendem a ter Vénus bem colocada" encerram um conteúdo estatístico cientificamente comprovável.
Através de uma demonstração prática, recorrendo a ferramentas computacionais de Data-mining, verificaremos que padrões estatísticos poderão estar associados a Júpiter e à religiosidade. Essas ferramentas estão, hoje em dia, ao alcance de todos os que queiram fazer investigação científica em astrologia.

Sol

A Astrologia do inevitável: um breve estudo sobre a morte
Por Luís Ribeiro

 

Negada por uns, racionalizada por outros, temida por todos, a morte é o grande tema-tabu da Astrologia. Embora muitos astrólogos recusem discutir o tema (e com boas razões para isso), é contudo possível discernir no mapa natal, as condições que rodeiam o fim da vida.
Nesta palestra abordaremos três facetas da morte em Astrologia: o potencial de longevidade, o tipo de morte e o momento em que ocorrerá.

Sol

A Lua: o espelho da impermanência
Por Helena Avelar

 

Nenhum factor astrológico reflecte tão bem a impermanência, o devir, como a Lua. A sua passagem rápida pelos signos combinada com a sua contínua mudança de fase geram configurações sempre diferentes, que espelham o fluxo do momento.
Nesta palestra estudaremos o papel da Lua como significador natural do estado de espírito, em três perspectivas: nas natividades, nos eventos e nas questões.

Sol

Mentes brilhantes
Por Serge Vicente

 

Leonardo da Vinci, Issac Newton, John Nash... todos nós conhecemos estas personagens famosas da História da Humanidade, pelo intelecto fora do comum que os caracteriza. Mas o que se esconde por trás destas mentes tão ilustres?
Como explica a Astrologia Tradicional as qualidades da mente destes génios, que marcaram a nossa sociedade? Como se vê no mapa as marcas do génio?

Sol

Dança comingo: análise de padrões astrológicos associaodos aos apaixonados da dança
Por Isabel Antunes

 

Vénus é o planeta tradicionalmente associado à beleza, harmonia, sedução e expressão artística e normalmente encontra-se em evidência em mapas de pessoas ligadas ao mundo das artes.
Nesta palestra vamos descobrir que padrões astrológicos geralmente se verificam em pessoas que dedicam parte da sua vida à dança, sendo apresentados mapas de profissionais e amadores de vários estilos desta forma de expressão artística.
Este estudo tem por base uma investigação astrológica efectuada a cerca de 150 mapas de amadores e profissionais de dança.

 
 
Helena Avelar e Luís Ribeiro. Todos os direitos reservados 2010