Uma visão astrológica do Rock in Rio Lisboa
e do Euro 2004

Por Luís Ribeiro

O mês de Junho trará a Portugal dois grandes eventos, o Concerto Rock in Rio e Campeonato do Euro 2004. A título de curiosidade, apresentamos os prováveis horóscopos destes eventos.
Segundo o site oficial, a abertura do Rock in Rio está prevista para as 14 horas do dia 28 de Maio. No caso do Euro 2004, o site da UEFA indica que a cerimónia de abertura ocorrerá 15 minutos antes do início do jogo Portugal-Grécia, marcado para as 17 horas do dia 12 de Junho, ou seja, às 16:45.


Rock in Rio Lisboa

Neste horóscopo destaca-se a presença de quatro planetas e dos ângulos em signos mutáveis. Esta configuração é sem dúvida representativa da diversidade de eventos que o Rock in Rio promete. Destaca-se também a presença dos dois luminares (Sol e Lua) e dos planetas benéficos (Júpiter e Vénus) próximos dos ângulos principais (Ascendente e MC).


O Sol conjunto ao MC confere energia e dinamismo enquanto a Lua na Casa I, conjunta ao Ascendente em Virgem, sugere grande aderência e popularidade. A angularidade de Vénus é representativa do aspecto artístico do evento enquanto Júpiter, ainda próximo do Ascendente, indica expansividade e animação.
Este dinamismo é ainda reforçado pelas quadraturas Lua-Vénus e Sol-Júpiter que sugerem grande euforia e expectativa. No entanto, Júpiter está debilitado em Virgem e Vénus está em movimento retrógrado, o que pode sugerir que o evento ficará aquém das expectativas – o proverbial “muita parra, pouca uva”.

É interessante notar a forte participação de Mercúrio neste mapa. Este planeta rege o Ascendente e o MC e é o dispositor da Lua, do Sol, de Júpiter e Vénus.
Mercúrio é um símbolo de juventude e comunicação, qualidades que certamente caracterizam o Rock in Rio. Por se encontrar na Casa IX (estrangeiro, cultura) é também representativo da faceta étnica e multicultural que o evento pretende transmitir. A conjunção de Mercúrio ao Nodo Norte é sinal de grandeza e abundância.
Mercúrio forma ainda trígonos à Lua, a Júpiter e ao próprio Ascendente, acentuando o carácter comunicativo, variado e “leve” do concerto.

Com todo o dinamismo apresentado pelo horóscopo podemos contar certamente com um evento bastante “eléctrico”.


Euro 2004

O horóscopo previsto para o Euro 2004 apresenta uma tónica completamente diferente do anterior, pois é bastante tenso. Muitos dos planetas estão, além de tensos, debilitados, o que sugere acções pouco claras e intenções duvidosas.

É de destacar o carácter nitidamente marcial e competitivo do evento, pois Marte é o regente do Ascendente e o planeta mais elevado do mapa. Marte encontra-se no signo de Caranguejo (um signo cardinal), o que reforça a faceta competitiva e o dinamismo, acrescentando-lhe ainda (por ser um signo de Água) uma tónica emocional e “tribalista”, típica destes eventos. No entanto, Caranguejo é também o signo de queda de Marte, o que distorce a sua qualidade “guerreira”.

A Lua em Carneiro (outro signo marcial e cardinal) perto do Descendente e em quadratura a Marte sugere emoções ao rubro e o furor próprios de um campeonato de Futebol. A recepção mútua Lua-Marte acentua toda esta tónica acrescentando-lhe um carácter “melindroso”. Esta configuração pode ser indicadora de escaramuças de claques ou desentendimentos entre os próprios jogadores.

Outro sinal de euforia é a quadratura entre Júpiter na Casa XI e a conjunção Sol, Vénus, Mercúrio na Casa VIII. Embora debilitado em Virgem, Júpiter encontra-se na sua casa de júbilo e faz conjunção à Parte da Fortuna. Estes são certamente indicadores de prazer e divertimento, pois Júpiter é regente da Casa V, significadora de jogos, lazer e desporto. No entanto, a quadratura com os planetas na Casa VIII sugere algumas tensões e desentendimentos.
A preponderância das casas XI e VIII, acrescida ao facto de Júpiter ser também regente da Casa II (recursos) e estar conjunto à Parte da Fortuna, revela (como seria de esperar) grande preocupação e especulação financeira.

Copyright © 2004 Luis Ribeiro



Nenhum artigo, tabela ou texto pode ser reproduzido sem autorização expressa do(s) autor(es)

© Copyright 2011, Helena Avelar e Luís Ribeiro