Homea AcademiaCursosConsultasActividadesDocumentosLivrosWebloga AstrologiaLinksContactos
English Facebook Twitter
 
A Academia

A Academia de Estudos Astrológicos tem como objectivos o desenvolvimento do conhecimento astrológico e a formação de futuros astrólogos.
As suas principais actividades são o ensino, a divulgação e a investigação da Astrologia.

Ensino
Apostando num ensino estruturado e responsável da Astrologia, a Academia promove cursos regulares e de Astrologia.
Estes cursos, leccionados por Luís Ribeiro e Helena Avelar, são estruturados de forma a optimizar a aprendizagem e preparar os estudantes para uma prática astrológica de qualidade.

Divulgação
O principal motor de divulgação da Academia é a publicação regular de artigos e textos, bem como a organização de palestras.

Investigação
Os projectos de investigação estão a cargo do NIA – Núcleo de Investigação Astrológica, no qual estão englobados várias vertentes de pesquisa.


Objectivos da Academia

- Abordar as várias vertentes do conhecimento astrológico de forma coesa e funcional

- Fundamentar o estudo da Astrologia com um conhecimento aprofundado das suas bases tradicionais integrando também, no devido contexto, os seus aspectos contemporâneos

- Acompanhar a formação técnica com uma forte componente de ética, enfatizando a aplicação responsável dos conhecimentos adquiridos

- Contribuir para uma prática responsável, estruturada e bem fundamentada da Astrologia, nas vertentes de aconselhamento, ensino, investigação e divulgação

- Promover a investigação na área da Astrologia

- Contribuir para a dignificação da Astrologia junto do grande público e esclarecer os mal-entendidos que rodeiam o tema



História
A Academia resulta do desenvolvimento natural e necessário da Escola de Astrologia Integrada (Espaço Astrologia). A Escola, projecto conjunto dos astrólogos Helena Avelar e Luís Ribeiro, foi criada em 1999, em simultâneo como o site de divulgação Espaço Astrologia.
O projecto cresceu e expandiu as suas actividades, passando em 2004 a designar-se Academia de Estudos Astrológicos (tendo o site Espaço Astrologia sido absorvido pela Academia).
Trata-se portanto da continuação do projecto Escola de Astrologia Integrada / Espaço Astrologia, mantendo-se coerente com os seus anteriores objectivos, métodos e propósitos – dignificar a Astrologia – acrescentando-lhe ainda novas dimensões e estruturas, resultantes de quase uma década de prática.

 

A Equipa

Helena Avelar e Luís Ribeiro são professores e investigadores na área da Astrologia.

Em 1999 fundaram o site Espaço Astrologia, um centro de recursos e divulgação da temática astrológica e a Escola de Astrologia Integrada, com cursos regulares de Astrologia.
A partir de 2004 o projecto assumiu novos rumos e novas dimensões, passando a designar-se Academia de Estudos Astrológicos, agora um centro de estudos e investigação da Tradição Astrológica. Neste contexto, criaram um curso de Astrologia com a duração de três anos, que oferece formação de nível profissional.
Actualmente dedicam-se em exclusivo à Tradição Astrológica, depois de um percurso que incluiu o estudo e a prática das versões contemporâneas da Astrologia.
Para além do ensino e da investigação, também dão consultas de Astrologia (nas vertentes Natal, Horária e Electiva).
São co-autores dos livros Vamos falar de Astrologia?, Astrologia Real, e Tratado das Esferas, editados pela Pergaminho. Este último encontra-se traduzido para inglês com o título On the Heavenly Spheres (editado pela American Federation of Astrologers).


Helena Avelar
Licenciada em História e Mestre em História Medieval.
Exerceu a profissão de Jornalista até 1996, tendo depois optado por dedicar-se a tempo inteiro ao estudo e prática da Astrologia. Em 1999 começou a ensinar Astrologia, juntamente com Luís Ribeiro. Em paralelo, faz aconselhamento astrológico. Em articulação com as suas actividades académicas como historiadora e medievalista, desenvolve projectos de investigação em diversas áreas da Astrologia.
Tem apresentado palestras, seminários e workshops em Portugal e Inglaterra. Paralelamente tem também escrito artigos para publicações especializadas, europeias e norte-americanas.

Os seus estudos astrológicos incidem sobretudo no período medieval, embora também tenha estudado Astrologia Contemporânea.
Através do ensino e da pesquisa procura contribuir para uma maior clareza, responsabilidade e profissionalismo na área da Astrologia.


Luis Ribeiro
Licenciado em História da Arte, frequentou também os cursos de Química e Geologia da Faculdade de Ciências.
Iniciou os seus estudos de Astrologia em 1991.
A sua prática astrológica centra-se na Astrologia Tradicional, com especial ênfase na Astrologia Medieval. Estou também outras vertentes da Astrologia, incuíndo as suas versões contemporâneas.
Faz consultas de aconselhamento astrológico, palestras e workshops e escreve regularmente artigos especializados. Dá aulas de Astrologia e Esoterismo desde 1995, tendo leccionado em Inglaterra, Suíça, Alemanha e Estados Unidos.

 

 

 
 
© Copyright 2012, Helena Avelar e Luís Ribeiro